Juceal header.pt br
Alagoas em dados Acesso informacao
Br Us Es
11 de Julho de 2017

Reunião inicia processo de simplificação do licenciamento sanitário em Alagoas

Encontro com representantes da Juceal, das Vigilâncias Sanitárias e do Sebrae/AL discutiu adequação à resolução da Anvisa

Hotton Machado

A desburocratização do licenciamento sanitário em Alagoas deu mais um passo, nesta terça-feira (11), com reunião realizada na sede da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal). Na oportunidade, foram iniciadas as conversas para integração e adaptação do serviço oferecido no estado à resolução de nº 153/2017 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O encontro realizado entre representantes das Vigilâncias Sanitárias estadual e municipal, da Juceal e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL) discutiu, de maneira inaugural, como os graus de risco sanitário delimitados pela resolução serão disponibilizados no Portal Facilita Alagoas – porta de entrada para o registro e a legalização empresarial no estado.

O assessor da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas, Ralf Albuquerque, ressaltou que existia um trabalho prévio de normatização das atividades fiscalizadas pela Vigilância e das exigências necessárias para o licenciamento dos negócios.

“A lei federal 11.598, que prevê a Redesim, visa toda a parte do registro e da legalização em um único ambiente virtual, que é o sistema Facilita. Com a RDC 153, já é determinado o grau de risco de cada atividade de interesse sanitário, podendo ser baixo ou alto, e as atividades que precisam de mais informações para ser classificadas, o que é feito por meio de questionário. Para o baixo risco, o alvará será emitido automaticamente e para o alto risco, será preciso uma inspeção prévia”, reforçou.

Entre as discussões, ficou decidido que os representantes das Vigilâncias de cada esfera se reunirão com os técnicos para definir o questionário para cada atividade englobada e que, no próximo dia 20, será realizada novo encontro para uniformização das informações.

Na reunião, também foi determinado que a taxa paga pelo alvará sanitário será diferenciada de acordo com a classificação de porte empresarial, dividida em microempresa (ME), empresa de pequeno porte (EPP), negócio considerado sem porte e microempreendedor individual (MEI).

Ainda estiveram presentes no encontro, o gerente da Redesim em Alagoas, Edmundo Lins, a assessora da Visa estadual, Ione Almeida, o coordenador da Visa municipal, Nelson Menezes, o inspetor sanitário da Visa municipal, Mizael Santos, a analista do Sebrael/AL Cristina Loureiro e o desenvolvedor técnico da empresa Vox Tecnologia Cristino Silva.

Imagens: