Quinta, 22 Março 2018 13:38

Encontro promove discussão das ações da Redesim no Agreste do estado

Evento realizado pela Juceal e pelo Sebrae/AL reuniu administradores do Sistema Facilita Alagoas

Texto de Laura Lima

Foi promovido, ontem (21), pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL), o primeiro Encontro Regional dos Administradores do Sistema Facilita Alagoas deste ano. O evento que aconteceu no escritório regional do Sebrae em Arapiraca busca a melhoria do registro e da legalização de negócios.

O encontro reuniu servidores municipais, do agreste do estado, que são responsáveis pelas ações da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que tem como interface externa o Portal Facilita. Alagoas é referência nacional no que diz respeito à implantação da Redesim por ter sido o primeiro estado a ter todos os seus 102 municípios integrados ao sistema.

Presente no evento, ministrando a capacitação, o gerente da Redesim em Alagoas, Edmundo Lins Filho, abordou temas como as funcionalidades do sistema, assegurado pela lei federal de nº 11.598. Outros pontos também foram discutidos na situação como, por exemplo, a consulta prévia – pesquisa de viabilidade onde a prefeitura informa se a atividade empresarial pode se exercida em determinado local – e a emissão de nota fiscal de serviços para Microempreendedor Individual (MEI).

“O encontro foi criado com o intuito de conscientizar os municípios das leis em vigor voltadas para desburocratizar o registro e o licenciamento empresarial; atualizar os servidores que tem suas atividades voltadas para a utilização do sistema, mostrando novas funcionalidades e reforçando como se realiza as emissões dos documentos municipais. Além disso, também aproveitamos a oportunidade para efetuar a manutenção do sistema”, explicou.

Para o administrador do Portal Facilita em Arapiraca, Francisco Carlos de Souza, os encontros funcionam como mais um meio para sanar as dúvidas dos municípios referentes à utilização da interface. “Nós já temos todo o apoio da Juceal, ligamos para lá e somos muito bem atendidos, mas esse evento nos dá mais um suporte e nos deixa muito mais confiantes e com isso, fica mais fácil de operar o sistema”, afirma Souza.

Além deste encontro que aconteceu em Arapiraca, voltado para a região Agreste, a Juceal, juntamente com o Sebrae/AL, estão organizando outras edições que ocorrerão ainda este ano, buscando atingir as demais regiões de Alagoas.