Sexta, 25 Agosto 2017 16:14

Juceal conhece ambiente de negócios dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo

Os encontros aconteceram nos dias 22, 23 e 24, visando o avanço dos estados envolvidos

Texto de Laura Lima

Com o intuito de realizar uma troca de informações, conhecendo melhor o funcionamento de outras Juntas Comercias do país e observando melhorias no ambiente de negócios, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), com uma organização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL), realizou, nesta semana, uma missão técnica para as cidades de Limeira (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Para conhecer as práticas exitosas no que diz respeito à desburocratização na abertura de empresas, o gerente da Redesim em Alagoas, Edmundo Lins Filho, esteve presente na viagem e reforça a importância destes encontros: “Em Limeira, estamos verificando sua forma de licenciamento de empresas, que podem contribuir para o aprimoramento dos processos realizados através do integrador estadual [Facilita Alagoas]”.

O licenciamento integrado, que une todas as licenças em um único documento, foi o principal alvo de estudo desta visita técnica. “Isto disponibilizaria, um alvará de funcionamento onde constam todas as entidades com interesse em uma certa empresa”, afirma Lins. Também foi verificado como realizar a desvinculação do habite-se - documento exigido por alguns municípios alagoanos - ao alvará de funcionamento.

Já no Rio de Janeiro (RJ), a resposta de consulta prévia automática foi o ponto de análise da Juceal. Sem necessitar de uma análise humana, onde o cliente pode realizar uma consulta e obter a resposta na mesma hora. “Eles não têm o status ‘aguardando solicitação’, pois entendem que o fato da empresa se registrar, já significa que ela está apta a receber uma vistoria”, arremata o gerente da Redesim em Alagoas.

Também estiveram presentes na vistoria, representantes das prefeituras de Maceió, Rio Largo, Marechal Deodoro, Delmiro Gouveia, Palmeira dos índios e Arapiraca; além de representantes do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e do Sebrae/AL.

As visitas com o intuito de troca de informações entre as Juntas Comercias Estaduais têm sido cada vez mais frequentes. Sendo referência no que diz respeito à implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), a Juceal recebeu, somente neste ano, visitas de representantes de Goiás, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Imagens: